A princípio relacionada a motores diesel, a injeção direta é hoje a base de uma nova geraçãi de motores a gasolina mais eficientes. Inicialmente contamos com o carburador, que foi o principal componente do sistema de alimentação do motor. Porém com o tempo esse composto tornou-se obsoleto, sobretudo por não conseguir corresponder às cada vez mais restritivas normas antipoluição.
Assim, nasce a injeção eletrônica, que jogava o combustível no coletor de admissão por meio de um único bico ou pelo sistema multiponto, e por isso se considerava indireta.
Diferença entre motor de injeção direta e indireta:
O sistema indireto é baseado em uma solução mais simples, tem essa vantagem por ser extremamente eficiente e apresentar níveis de confiabilidade bastante elevados, porém não é tão eficiente na administração do consumo quanto os motores de injeção direta.
A diferença está basicamente no ponto onde ocorre a referida injeção do combustível: no esquema de injeção indireta, como dito anteriormente, ela ocorre ainda no coletor de admissão, fora do cilindro. No sistema direto, o combustível é injetado diretamente no interior da câmara de combustão, o que permite uma queima mais eficaz, com desempenho mais convincente e menor desperdício.
Entre os dois, qual o melhor?
O sistema de injeção direta é mais custoso de produzir, de manter e exige uma manutenção mais rígida. Contudo, as vantagens são claramente mais importantes, já que essa injeção permite o melhor aproveitamento da energia disponível, com ganhos de potência que rondam os 5%.