Visando a redução de atrito e consequentemente a preservação das peças móveis do desgaste, o câmbio do carro necessita de óleo lubrificante, assim como o motor.
Deve-se respeitar o modelo de câmbio do seu veículo, conforme a seguir:
– Câmbio manual: ainda que a atual tecnologia de lubrificantes seja do tipo “lifetime”, ou seja, dura toda a vida útil do sistema (a mais avançada tecnologia deste modelo de câmbio), é necessário a revisão para averiguar possíveis vazamentos, e também realizar a verificação periódica do nível do lubrificante.
– Câmbio Automático: Devido a utilização de discos de fricção imersos em óleo e também do conversor de torque que utiliza óleo em seu interior, o atrito por escorregamento pode acarretar no acúmulo de impurezas no óleo devido aos fragmentos. No caso deste, a necessidade de substituição periódica do óleo é maior, ainda que em intervalos superiores aos necessários pelo lubrificante do motor.
É importante frisar que há recomendações para trocas medidas por quilometragem ou tempo devendo-se sempre respeitar as orientações do fabricante do veículo, além de atentar-se a manchas de óleo que por ventura sejam observadas.